TAGS

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase um ano, o governo federal decretou emergência de saúde pública na Terra Indígena Yanomami, onde os povos originários ainda sofrem com malária, desnutrição e violências causadas pela presença do garimpo ilegal, em Roraima.

No ano passado, porém, foram notificadas 308 mortes no território, além de 343 em 2022, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (Siasi). 

Nesta quarta-feira (10/1), uma comitiva do governo federal visitou a terra indígena. O grupo foi composto pela presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva; o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, entre outras autoridades.

  • Um ano após estado de emergência, ianomâmis ainda vivem crise sanitária
  • Produção autônoma dos ianomâmis será estimulada, diz ministro
  • Entenda como será o núcleo de proteção a ianomâmis criado pelo governo

O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, afirmou que a crise humanitária vivenciada pelos ianomâmis é resultado de anos de abandono do Estado brasileiro. “O compromisso do Governo Federal é acelerar a desnutrição no território e a implantação de uma política de segurança pública na região, medidas que reforçam ainda mais, o nosso compromisso pela busca de assistência integral às comunidades indígenas da T.I Yanomami”, citou Weibe.

O governo encaminhou um crédito extraordinário de R$ 1,2 bilhão para a implementação de ações estruturantes na região e anunciou a instalação de uma Casa de Governo para a presença permanente no território indígena. “A presença da comitiva do governo federal no território marcou o início dos trabalhos de estruturação de medidas permanentes de proteção das comunidades Yanomami e da constituição da Casa de Governo, que coordenará, a partir de Boa Vista, as políticas públicas voltadas a essa população ainda ameaçada pelas atividades ilegais de garimpeiros e madeireiros”, pontuou a Funai.

Além disso, Tapeba ressaltou que a resposta à crise humanitária incluirá a instalação do primeiro hospital de saúde indígena no país, em Boa Vista, e a ampliação da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai). Também haverá um centro de referência na região de Surucucu e um plano para a construção e reforma de unidades de saúde indígena.

“Passamos a atuar em um território em que mais de 200 comunidades indígenas estavam desassistidas, com vazio assistencial, com subnotificação de dados epidemiológicos e mortalidade”, disse Weibe. 

A comitiva esteve em Auaris (RR), região de fronteira do Brasil com a Venezuela. No local, foram verificadas as condições no Polo Base Auaris, onde estão sendo construídas novas instalações para receber os pacientes, laboratórios e alojamentos para profissionais de saúde. Durante a visita, lideranças indígenas Ye’kwana discutiram com os representantes do governo federal sobre os avanços e desafios que os povos Yanomami e Ye’kwana enfrentam.

Saiba Mais

  • chuva 34040941 Brasil Temporal em São Paulo causa estragos e deixa milhares de pessoas sem luz
  • john tuesday 8c6ijmh80bi unsplash 27486429 Brasil Plataforma que bloqueia ligações de telemarketing fecha 2023 com 12 milhões de cadastros
  • 1 evandro 34106954 34116763 Brasil Morador de Contagem pede ajuda para encontrar família de homem ‘sem memória’
  • lavagem do bonfim foto publicas 34126566 Brasil Lavagem do Bonfim: devotos lotam as ruas de Salvador nesta quinta-feira
  • supermercado 34121702 Brasil Humorista flagra briga entre esposa e amantes do marido em supermercado
  • hospital sao paulo 34126501 Brasil Pacientes precisam ser retirados às pressas de hospital

image
image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é baleado por policial no centro de São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (17), um homem foi baleado por um policial na Estação da Luz, no centro de São Paulo. O tiro foi realizado por um policial militar por volta das 16h30, ainda não há informações sobre a motivação do episódio. Conforme informou a PM, o socorro foi prestado pelo próprio agente e o

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

Corredor morre após passar mal em prova e ser internado com xixi preto

Um homem de 50 anos morreu em Caruaru, nesta quarta-feira (24/1), após complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Identificado como Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova de corrida e foi internado devido ao esforço físico. A prova de 14 quilômetros